Layún está no nível dos laterais de topo
- sofcporto
- 7 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Com dois golos e seis assistências em apenas 14 jogos, o mexicano caminha para superar os números que marcam a carreira dos melhores do mundo na sua posição.

É precoce falar do nascimento de uma estrela. Layún tem pouco mais de três meses de alto nível (pelo Watford, fez apenas três jogos na Premier League), mas, na estreia a sério num grande campeonato europeu, soma números que impressionam até os mais exigentes. Com mais dois passes para golo na Madeira, o mexicano aumentou para seis o número de assistências, a que junta dois golos. Que na temporada atual não há lateral igual nos principais campeonatos europeus, já demos conta há umas semanas. Que Alex Sandro, no FC Porto, nunca teve arranque sequer semelhante, também já escrevemos. O que agora quisemos saber foi quantos golos valem, afinal, os melhores laterais do mundo. Não em 2015/16, mas em média na carreira. O que distingue, no fim de contas, um lateral bom de um de topo? Na infografia ao lado está a resposta.
O que o mexicano do FC Porto conseguiu em tão pouco tempo está ao nível dos melhores. Marcelo, do Real Madrid, é o lateral-esquerdo que participa em mais golos no seu clube: 13,2 por temporada, com especial relevo para os golos que oferece - 9,6 por época. Alaba, do Bayern Munique, destaca-se mais pelo que marca e pela margem de progressão que os seus 23 anos ainda permitem antever. Evra, da Juventus, é um exemplo de regularidade: mantém números idênticos desde 2006/07. Jordi Alba e Kolarov também não estão na lista por acaso: jogam com os melhores há tempo suficiente e são indiscutíveis nos clubes e respetivas seleções nacionais.
Comments