Casillas: «Gostava que me recordassem como uma pessoa que tentou ajudar a sociedade»
- zerozero.pt
- 10 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Iker Casillas recebeu, esta terça-feira, a Grã-Cruz da Real Ordem de Mérito Desportivo, pelas mãos do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.
Foi no Palacio de la Moncloa que o guarda-redes foi condecorado por ser um emblema da seleção espanhola de futebol e pela forma como se destacou desportivamente. «Dedico às pessoas que confiaram em mim ao longo de toda a minha carreira e especialmente à minha esposa, Sara, e ao meu filho, Martín», disse Casillas, de acordo com a imprensa local.

No seu discurso, o guardião afirmou ainda não ter a certeza se é ou não merecedor do prémio, agradecendo também aos adeptos. «Quero agradecer ao governo de Espanha por conceder-me esta medalha. Não sei se sou merecedor, mas enche-me de orgulho e satisfação. Ao longo da minha carreira dediquei todos os meus esforços por aquilo que me faz feliz. Sempre senti o carinho dos adeptos, ri e chorei mas sempre com satisfação. Gostava que quando terminar a carreira, ainda que faltem dois anos, me recordassem como uma pessoa que tentou ajudar a sociedade. Espero dar alegrias nestes dois anos aos adeptos da minha equipa e da seleção», declarou.
Por seu turno, Mariano Rajoy destacou os êxitos do agora jogador do FC Porto: «Toda a gente sabe quem é Casillas e por que é que o condecoramos. É um dos desportistas mais galardoados da história de Espanha, agora no FC Porto mas sempre ligado ao Real Madrid e à Seleção. Ganhou tudo o que se pode ganhar no Real Madrid e na Seleção também. Agora as crianças pequenas podem pensar que isto acontece habitualmente mas eu só vi [ganhar] um Europeu e foi em 64. O mais importante, porém, é que, além de um grande desportista, é uma pessoa comprometida com as ações sociais. A condecoração é-lhe entregue pelos seus valores desportivos mas também pelos seus valores humanos. Por tudo isto é muito merecida».
Para além de Casillas, a maior condecoração individual no mundo do desporto que o Governo espanhol concede foi também atribuída a Xavi Hernández.
コメント